Gestão contábil e o crescimento de sua empresa
Crescer a uma velocidade muito rápida pode ser prejudicial a sua empresa se não for acompanhada de uma boa gestão contábil. Com isso, confira inicialmente os três passos que podem evitar com que o crescimento, que é algo bom, seja uma pedra no sapato e lhe traga problemas.
Pense a longo prazo e decida o que você quer realizar num período determinado de tempo. É bom que a sua empresa tenha perspectiva de futuro realista, conforme o processo de gestão contábil, dentro dos dias, meses e anos por vir. Com isso, a sua empresa pode ir em direção ao crescimento de forma gradativa.
Tenha objetivos estratégicos, pois o ideal é que seja feito semestralmente dentro dos pilares: corporativo, financeiro, tecnológico/operacional e mercadológico. Essa balança mantém internamente a informação das prioridades da empresa. Além de auxiliar no planejamento estrutural de seu negócio.
Mantenha uma planilha de gastos com entradas e saídas de determinado período que, por meio da gestão contábil, servirá de apoio para as perspectivas orçamentárias do ano seguinte. Esse controle servirá para que o planejamento para o ano seguinte seja feito de forma mais correta e com uma estimativa mais próxima do ideal.
Licencie seu produto e de forma bastante efetiva e barata para que você promova a expansão da sua empresa. O licenciamento aponta-se como algo avesso ao sistema de franquia (o que não quer dizer que o sistema de franquia não valha a pena, mas a licença do seu produto posiciona-se como alternativa, caso esse não seja o seu desejo ou você não encontre empresários para franquear).
O sistema de licenciamento é bastante recomendado por especialistas financeiros, que entendem que essa ação é importante quando se tem uma empresa já consolidada.
Por fim, citamos algo que é fundamental nos dias atuais, a presença no mundo digital. Você pode expandir o seu negócio, sem precisar abrir franquias ou criar filiais, mas, sim, expandindo o seu negócio dentro do universo e-commerce, disponibilizando os seus produtos e serviços através da internet.
O mundo da internet é muito vasto para que você se mantenha apenas dentro de um contexto corporativo.