11 4384-5184 | (11) 96425-3600 contato@contabilidadeace.com.br

Explore a fidelização dos clientes em sua escola

O seu cliente pode ser o seu porto seguro em dias de tensão, para isso, você precisará focar na fidelização deles à sua empresa

Em tempos atuais, manter o fluxo de caixa da sua empresa está bem difícil. E se está tudo difícil, cabe a empresa, então, apostar nos clientes fieis da sua cartela. Fidelização é a palavra de ordem para que você nade contra essa maré que não está pra peixe.

Mesmo entendendo que em tempos de recessão o poderio de compra dos clientes, embora fieis, diminui abruptamente, cabe a sua empresa aumentar o poderio de barganha e usar a fidelização ao seu favor.

Fidelizar clientes pode ser a garantia da manutenção do ticket médio da sua empresa, mesmo em tempos de crise.

Na dúvida, recorra aos números

É na fidelização que clientes satisfeitos promoverão a sua empresa, indicando e, até mesmo, sendo novos consumidores de outros produtos ou serviços. Ter em seu portfólio clientes deste aporte, significa que a sua empresa está em 80% no caminho certo no que tange a excelência no atendimento.

Apenas 5% de retenção de clientes gera na casa de 25 a 75% de lucro, segundo pesquisas realizadas por Fred Reichheld, medindo o índice de lealdade do cliente através da Net Promoter Score.

Como fidelizar clientes

É nesse momento que entra o pós-vendas. O pós-venda nada mais é do que o pré-venda da venda seguinte. Pelo menos essa é a forma mais simples de se definir esse tipo de serviço.

A pós-venda é tão importante do que a primeira venda, até porque ela é uma venda nova, mas para o mesmo cliente. A diferença é que, no caso do pós-venda, não jogamos uma primeira impressão, mas jogamos com a decepção, caso algo dê errado.

Todo empreendedor precisa entender que a venda não se encerra no aperto de mãos e fechamento do negócio, mas, sim, que é ali que inicia-se o relacionamento com o cliente e, portanto, o processo de fidelização.

É quando o negócio é fechado que o relacionamento entre empresa e cliente se torna mais relacional, pois é a partir dali que vocês terão pontos em comum, o serviço prestado. É na hora desse relacionamento que cabe o seu pós-venda e é esse pós venda que garantirá a fidelização com o seu cliente. Um bom suporte, um atendimento atencioso e muita disposição em ajudar é meio caminho andado para fidelizar o seu cliente.

Saiba, tão importante quanto a efetivação de uma venda é o retorno do seu cliente, pois o serviço que você faz, outras empresas podem fazer. Mas, quando você gera empatia com o seu cliente, a tendência é que ele sempre retorne.

Aproxime-se e fidelize

A fidelização anda junto com a aproximação (com o perdão do trocadinho). Ter a empresa próxima, mesmo após a efetivação da venda, faz com que o relacionamento entre cliente e empresa se fortaleça por meio da segurança que o cliente terá através do seu suporte. A fidelização por aproximação confirma ao seu cliente que ele escolheu a opção certa para suprir determinado desejo ou necessidade.

Caso seja possível, a sua empresa precisa ter uma equipe de relacionamento justamente para a fidelização do cliente na gestão pós-venda. Essa equipe será a representação da marca e serão treinadas e capacitadas justamente para reter feedbacks e auxiliar na resolução de problemas e dúvidas que o seu cliente terá. Permitindo que ele não fique nem próximo de qualquer tipo de estresse.

Conclusão

Seu cliente satisfeito é positivo para a manutenção de intercâmbios comerciais com ele e divulgação do seu trabalho. Por isso a fidelização é tão importante, pois dá continuidade no infinito processo de mercado no qual a sua empresa está.